Colheita de soja chega a 77% da área no Brasil, diz AgRural

O número, que é igual à média de cinco anos, representa avanço de seis pontos em uma semana e atraso de cinco pontos na comparação com os 82% do ano passado

Fonte: Amaggi

A colheita da safra 2017/18 de soja chegou a 77% da área brasileira na última segunda-feira, de acordo com levantamento da AgRural. O número, que é igual à média de cinco anos, representa avanço de seis pontos em uma semana e atraso de cinco pontos na comparação com os 82% do ano passado.

Encerrada ou na reta final

Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, os trabalhos já estão concluídos. Entre os estados onde a colheita ainda está em andamento, os mais adiantados são Rondônia (99%), Goiás (96%) e Minas Gerais (94%).

No Sul do país, a colheita chegou a 84% no Paraná, 40% em Santa Catarina e 25% no Rio Grande do Sul. Por conta da chuva, nesta semana as colheitadeiras só entraram nos campos gaúchos a partir da terça-feira, dia 3. Os produtores estão tirando a soja mesmo úmida, para tentar evitar problemas com grãos avariados.

Com bom avanço na semana, na região Matopiba a colheita chegou a 58% no Maranhão, 74% no Tocantins, 53% no Piauí e 50% na Bahia. Com muita soja pronta no campo, os produtores aceleraram a colheita, sempre de olho nas previsões de mais chuva nos próximos dias. Apesar da umidade, os relatos de problemas de qualidade são pontuais e, de um modo geral, as produtividades estão surpreendendo positivamente os produtores.

Milho

A safra 2017/18 de milho verão do Centro-Sul do Brasil estava 60% colhida até quinta-feira, de acordo com levantamento da AgRural. O número representa avanço de nove pontos na semana, mas é inferior aos 70% do ano passado e aos 67% da média de cinco anos. Com 88% da área colhida no Paraná – não muito longe dos números históricos -, o atraso agora é puxado por Goiás e Minas Gerais, que plantaram mais tarde devido à demora na regularização das chuvas ocorrida no último trimestre de 2017.

Segunda safra

Com registro de chuvas frequentes, a segunda safra de milho continua se desenvolvendo sem maiores percalços no Centro-Sul do Brasil. Grande parte das lavouras, porém, ainda não entrou em fase reprodutiva, quando chuvas e temperaturas na medida certa são essenciais para a obtenção de boas produtividades. Por isso, é importante que continue chovendo ao longo de abril e maio e que as temperaturas não caiam muito no Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul.