Colheita de café no Brasil atinge 86% da área

Os trabalhos de campo para o arábica estão avançados e seguem atrasados para o café conilon

Fonte: Kim-Ir-Sen Pires Leal/Embrapa

A colheita de café da safra brasileira 2017/ 2018 atingiu 86% da área. O número foi divulgado nesta quinta-feira, dia 10, pela Safras & Mercado.

A consultoria estima que 43,92 milhões de sacas foram colhidas até a última terça-feira, dia 8. Em igual período do ano passado e na média dos últimos 5 anos para o período, os trabalhos de campo estavam em 81%.

Segundo o consultor da Safras & Mercado, Gil Barabach, o clima predominantemente seco continua favorecendo o andamento da colheita de café no Brasil. “Segue a preocupação dos produtores de arábica com a safra miúda e o percentual de broca em algumas regiões. As informações ainda estão um pouco desencontradas, mas as primeiras ideias dão conta de um potencial ajuste para baixo na safra no sul e cerrado de Minas Gerais, principalmente, tomando como base as projeções do começo da safra, que já contemplavam uma baixa, devido ao ciclo bienal do grão”, afirma.

A colheita do café arábica andou 8 pontos percentuais na semana e alcançou 82% da safra. Com isso, os trabalhos seguem bem acima de igual época do ano passado (74%) e também acelerados na comparação com a média histórica para o período, que gira em torno de 75% da produção.

No conilon, a colheita chega à reta final e atinge 99% da safra. Nessa mesma época do ano passado, a colheita já havia sido finalizada.

Comercialização
A comercialização da safra de café chegou a 34%. No último mês a negociação avançou em 8 pontos percentuais. Com isso, já foram vendidas 17,13 milhões de sacas.  

As vendas estão atrasadas em relação ao ano passado, quando 37% da safra 2016/2017 estava comercializada até então. A negociação está à frente da média dos últimos 5 anos, que é de 32%.