CNA lança sistema de bonificação na produção de carne

Iniciativa deve remunerar produtores a partir da certificação de seus rebanhos pelas associações de raça

Fonte: Divulgação/Canal Rural

Com o objetivo de garantir a produção de carne de qualidade, atestada pelas associações de raça, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) criou a “Plataforma de Qualidade – Carne Bonificada”.

Esta ferramenta informatizada, desenvolvida pelo Instituto CNA em parceria com a Embrapa Gado de Corte, permite a certificação da carne bovina brasileira durante as etapas da produção. Ao se cadastrar na plataforma, os pecuaristas tem acesso aos Programas de Bonificação de Raças Bovinas. Neste primeiro módulo estão disponíveis seis programas de bonificação: Angus, Hereford, Braford, Charolês, Wagyu e Nelore.

Os produtores serão bonificados pelas carcaças que atenderem aos requisitos de qualidade definidos pelas associações de raças parceiras.

O presidente da CNA, João Martins, estará presente no lançamento da plataforma nesta quarta, dia 8, em Campo Grande (MS), durante a realização do evento Dinâmica Agropecuária (Dinapec 2017), promovido pela Embrapa e pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

“Esta plataforma vai confirmar a qualidade da nossa carne e toda a cadeia da pecuária será beneficiada por investir em um produto cada vez melhor”, afirmou o secretário-executivo do Instituto CNA, André Sanches.

Os interessados em participar dos programas de bonificação poderão obter mais informações em www.cnabrasil.org.br/rastreabilidade. Neste portal, o produtor tem acesso aos requisitos técnicos para aderir aos programas de bonificação, além da relação dos frigoríficos credenciados a cada programa.