Clima úmido prejudica as plantações de trigo no Rio Grande do Sul

Excesso de chuvas provocou doenças e falta de sol desfavorece o enchimento dos grãosO clima chuvoso e úmido no Rio Grande do Sul tem prejudicado as plantações de trigo na região do Planalto do Estado. O engenheiro agrônomo e gerente técnico da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto (Cooplantio), Dirceu Gassen, diz que nesta época, a plantação precisa de muito sol, água no solo e transferência de nutrientes para o enchimento de grãos.

Nos últimos dias choveu mais de 150 milímetros no Estado. Gassen diz que o clima úmido provoca doenças nas plantações. Segundo ele, essas doenças estabelecidas não podem ser retiradas das plantas e há variações do estado de desenvolvimento do trigo por região.

– O trigo enche o grão em três semanas. É fundamental ter bastante sol na fase de enchimento. Mas, com esse excesso de chuva, o surgimento de doenças foi favorecido. O clima úmido também prejudica a fisiologia da planta. Com mais doença e menos sol, a planta não vai se desenvolver – salienta.

Gassen reforça que cada planta precisa de, no mínimo, três folhas verdes e sadias para o enchimento. Ele ressalta que o manejo da produção pode fazer toda diferença.

• Assista à entrevista completa com Dirceu Gassen:

Clique aqui para ver o vídeo