Diversos

Chuva no Rio Grande do Sul ameniza efeito da estiagem, diz Emater

Precipitações atenuaram déficit hídrico de lavouras de milho e soja, mas prejudicaram trabalhos de finalização de plantio da leguminosa em áreas da Fronteira Oeste do estado

chuva
Foto: Governo do Rio Grande do Sul

Chuvas em regiões produtoras de soja e milho do Rio Grande do Sul favoreceram as lavouras, que já se ressentiam do déficit hídrico, segundo a Emater. As lavouras de milho ocupam 95% da área estimada em aproximadamente 740 mil hectares. “Atualmente, 27% das áreas estão em desenvolvimento vegetativo, 18% em floração, 45% em enchimento de grãos, 9% das lavouras estão maduras e por colher e 1% da área já foi colhida”, diz a Emater.

As precipitações também amenizaram o déficit hídrico nas lavouras de soja, em especial no norte do estado. Já em municípios das regiões da Fronteira Oeste e Campanha, a chuva “prejudicou os trabalhos de finalização do plantio de algumas áreas e o desenvolvimento das áreas já plantadas”.

Com o plantio praticamente encerrado, a soja tem 89% da área na fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, 10% em floração e 1% em enchimento de grãos.
Nova call to action