Chuva prejudica produção de cafés especiais no Cerrado mineiro

A expectativa na região é que a produção total de café diminua 20% em relação à última safraA produção de café no Cerrado mineiro deve ser 20% menor nesta safra. A colheita esperada para os 55 municípios produtores da região é de 4,5 milhões de sacas. Além dessa queda, a chuva próxima ao período de colheita é uma preocupação para os produtores de cafés especiais.

Fonte: Guilherme Antonio/Arquivo Pessoal

As precipitações, que eram aguardadas em janeiro, atrasaram, e a vinda delas neste momento final da lavoura do café arábica pode prejudicar quem trabalha com os tipos especiais, que tem pontuação acima de 80 na avaliação física e sensorial do café.

Veja também:

• Preços do arábica e robusta caem no mês de abril

• Safra brasileira deve crescer 2,3%, prevê USDA

O excesso de umidade tira a qualidade do grão, tornando-o comum. Vale destacar que os tipos especiais possuem um valor de mercado até 5% melhor que os outros tipos. Os principais destinos do café especial mineiro são Estados Unidos e Japão.

A Federação dos Cafeicultores do Cerrado também está atenta a isso. A entidade possui uma certificação de origem para cafés especiais e pretende ampliar em 30% essa participação, chegando a 200 mil sacas. Entretanto, a qualidade dos grãos não pode ser prejudicada nesta colheita. A federação deseja aumentar a certificação para 500 mil sacas até 2020.