Christian Lohbauer oficializa saída da presidência da CitrusBR

Executivo irá ocupar diretoria de assuntos corporativos da multinacional alemã Bayer; processo de transição será gradualApós três anos e nove meses à frente da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), o presidente-executivo da entidade, Christian Lohbauer deixará o cargo no próximo dia 31 de janeiro. Convidado a ocupar a recém-criada diretoria de assuntos corporativos da multinacional alemã Bayer, Lohbauer acredita que encerra um ciclo.

– Avançamos muito nesse período, sempre focando na transparência de informações, abertura de dados e mantendo um diálogo constante com a cadeia produtiva – diz.

Segundo ele, a entidade está preparada para seguir seus trabalhos até que um novo executivo seja contratado.

– Temos uma equipe muito bem preparada e que já lida com agendas nacionais e internacionais, é bom poder sair da CitrusBR e perceber que nenhuma atividade será paralisada – comenta.

Em reunião realizada em 8 de janeiro com o conselho deliberativo, formado por representantes das empresas Louis Dreyfus Commodities, Citrosuco e Cutrale, alguns caminhos foram acertados.

– Um novo executivo será contratado por meio de um head-hunter, mas os membros das empresas também estão pensando em nomes, mas não há pressa – conta.

Entre as agendas importantes que seguirão normalmente está a consolidação do Consecitrus, ainda sob aprovação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

– Essa é uma agenda do setor e neste mês estamos concluindo uma série de anúncios a pedido do Cade e muito em breve o assunto será retomado porque reorganizar a cadeia da citricultura é, sem dúvida, o mais importante desafio desse setor – avalia.

O conselho deliberativo também ratificou que todas as ações inerentes à CitrusBR seguirão normalmente. Está em andamento a auditoria dos estoques mundiais de suco de laranja, que devem ser divulgados em breve. Seguirão normalmente as reuniões dos comitês técnicos que discutem desde questões fitossanitárias até o andamento da campanha internacional para aumento de consumo da bebida. Até o próximo dia 31 de janeiro, Christian Lohbauer continua representando a CitrusBR oficialmente.