Centrais de Abastecimento ofertaram 7,4% mais produtos em 2017

No entanto, valor comercializado ficou em R$ 34,4 bilhões, resultado 5,8% menor do ano anterior

Fonte: Pixabay/divulgação

O volume de produtos agrícolas nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país foi de cerca de 17,2 milhões de toneladas, com um movimento de comercialização de aproximadamente R$ 34,4 bilhões no ano passado. Na comparação com o ano anterior, verificou-se um aumento de 7,4% na quantidade ofertada de produtos e a redução de 5,8% no valor comercializado. Os números são do balanço realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O índice de oferta registrado foi destaque principalmente no Sul, onde houve uma elevação de 11,7%, e nas regiões Sudeste (8,7%), Centro-Oeste (7,2%) e Nordeste (2,5%). Já o valor arrecadado nas vendas teve redução no Norte (-11,9%), seguido do Centro-Oeste (-11,4%), Sudeste (-6%), Nordeste (-3,8%) e Sul (-2,3%).

Em termos porcentuais de participação no total comercializado no país pelos entrepostos de hortigranjeiros, vem primeiro a região Sudeste com 55% com produtos como batata, tomate, cenoura, laranja e banana, depois o Nordeste (22%), Sul (13%), Centro-Oeste (9%) e Norte (1%).