Censo Agropecuário

Em 11 anos, número de estabelecimentos rurais no Brasil cresce quase 6%

Responsável pela pesquisa, o IBGE explica que houve aumento de estabelecimentos com área nas faixas de propriedades grandes em regiões de fronteira agrícola

Arroz RS sendo colhido
Foto: Romeu Casanova/Irga

Com território de 851,4 milhões de hectares, o Brasil tem um total de um pouco mais de  5 milhões de estabelecimentos agropecuários, que ocupam uma área total de 351,2 milhões de hectares, ou seja, cerca de 41% da área total do país. Os dados fazem parte do mais recente Censo Agropecuário 2017, divulgados nesta sexta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao levantamento anterior, feito em 2006, houve aumento de 5,8% na área ocupada, apesar da redução de 102 mil unidades rurais. O levantamento também mostra um total de terras indígenas que somam 117,6 milhões de hectares e unidades de conservação espalhadas por 151,8 milhões de hectares.

Foram visitados para o levantamento um total de 7 milhões de endereços, num trajeto que somou 5 milhões de quilômetros de extensão. A coleta de dados ocorreu entre os dias 1º de outubro de 2017 e 28 de fevereiro de 2018.

O gerente do censo, Antônio Florido, explica que houve aumento de estabelecimentos com área nas faixas de propriedades grandes em regiões de fronteira agrícola, enquanto diminuiu o número de estabelecimentos no Nordeste.

“Novos estabelecimentos foram incorporados ao processo produtivo, principalmente nas regiões Norte e Centro-Oeste, que são regiões de fronteiras agrícolas. No Nordeste houve redução de estabelecimentos e de área de lavoura. Pode ter sido ocasionado por envelhecimento do produtor e não substituição, pela seca que ocorreu no período antes do censo, foi uma seca muito forte, que fez com que as pessoas acabassem abandonando os seus estabelecimentos”.

Fonte: IBGE

Segundo o IBGE, estabelecimento agropecuário é toda unidade de produção ou exploração dedicada, total ou parcialmente, a atividades agropecuárias, florestais ou aquícolas, independentemente de seu tamanho, de sua forma jurídica, se pertence a um produtor, a vários produtores, a uma empresa, a um conjunto de empresas, ou de sua localização, tendo como objetivo a produção, seja para venda, como comercialização da produção, seja para subsistência, como sustento do produtor ou de sua família.

Nova call to action