Censo Agropecuário 2017 atinge 20% da meta em um mês

Até fevereiro do ano que vem, 18 mil profissionais do IBGE devem visitar um total de 5,2 milhões de estabelecimentos 

Fonte: Reprodução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já colheu informações de 1,037 milhão de estabelecimentos agropecuários em todo o país, em apenas um mês de coleta em campo do Censo Agropecuário 2017. O montante representa 19,74% do total estimado. Até o final de fevereiro de 2018, aproximadamente 18 mil profissionais visitarão mais 4,2 milhões de estabelecimentos.

Entre as grandes regiões, o Sudeste está com o trabalho de coleta mais avançado, com 22,48% dos estabelecimentos recenseados. No Norte, apenas 15,63% já foram visitados.

Ao todo, o Censo prevê a visita a 5,2 milhões de estabelecimentos agropecuários, que fornecerão informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação e o uso de agroquimicos entre outros temas. Os resultados devem começar a ser divulgados em meados de 2018.

O levantamento censitário possibilitará ainda a elaboração do cadastro de estabelecimentos agropecuários, que será usado na criação de uma pesquisa amostral anual sobre o setor rural, a Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários.

O objetivo é captar dados como receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo.