Céleres eleva projeção de safra brasileira de milho para 87,5 milhões de toneladas

Na comparação com a temporada anterior, a produção deve aumentar 1,6%

Fonte: José Eduardo de Oliveira/Arquivo Pessoal

A consultoria Céleres elevou sua projeção para a safra de milho do Brasil para 87,5 milhões de toneladas em 2015/2016. Volume levemente acima da projeção anterior, de 87,1 milhões de toneladas. Na comparação com a temporada anterior, a produção deve aumentar 1,6%. 

O ajuste na estimativa reflete o aumento na projeção da safra de inverno (safrinha), que deve totalizar 58,8 milhões de toneladas nesta temporada, 6,4% maior que na safra passada. No mês passado, a consultoria previa produção de 58,3 milhões de toneladas na safrinha.

A Céleres elevou em 0,5% a projeção de área destinada ao cultivo da safra de inverno de milho, para 9,92 milhões de hectares em 2015/2016. Se confirmada, a área de safrinha será 7,4% superior à do ano passado.

“Influenciados pela perspectiva de preços elevados no final de 2016, pela maior competitividade do produto brasileiro e pelos estoques finais decrescentes desde o ano passado, os produtores nacionais deverão continuar apostando no plantio do milho inverno em 2015/2016”, apontou a consultoria.

Para a safra de verão, a Céleres ajustou a estimativa de produção para 28,7 milhões de toneladas, de 28,8 milhões de toneladas na safra anterior. O volume projetado é 7% inferior ao colhido na primeira safra de 2015/2016. 

Informa Economics

A Informa Economics também elevou hoje suas estimativas para a safra de milho no Brasil e na Argentina. De acordo com relatório da consultoria, a produção de milho no Brasil deve totalizar 83,7 milhões de toneladas, o que representa aumento de 1,2 milhão de toneladas ante a estimativa de março. Mesmo assim, ainda ficaria quase 1 milhão de toneladas abaixo da colheita do ano passado.

Já a safra argentina do grão foi estimada em 27,5 milhões de toneladas, 500 mil toneladas acima da projeção anterior, disse a Informa. Caso a previsão se confirme, a colheita ficará 1 milhão de toneladas acima da registrada em 2015.

“Atualmente, quase metade da safra argentina de milho está madura”, com cerca de 15% colhidos, disse a consultoria. “A colheita costuma estar 50% concluída em meados de maio e normalmente se encerra em agosto.”

Soja

Quanto à produção argentina de soja, a Informa elevou sua estimativa em 500 mil toneladas, para 59,5 milhões. Já a safra brasileira da oleaginosa foi projetada em 100,5 milhões de toneladas, o que representa um corte de 800 mil toneladas ante a previsão de março.

Segundo a Informa, uma sondagem realizada no fim de março mostrou produtividade menor nos estados do Paraná, Bahia, Tocantins, Maranhão e Piauí.