Ceasa do Espírito Santo é a próxima a ser verificada por programa de modernização da Conab

Estatal pretende melhorar operacionalização e integração das unidadesTécnicos da Conab irão visitar na próxima segunda, dia 13, a Central de Abastecimento (Ceasa) do Espírito Santo, em Vitória, para coletar informações sobre a infra-estrutura e a movimentação dos produtos agrícolas da região.

O trabalho faz parte de um diagnóstico que está sendo feito nas Ceasas de todo o país, por meio do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), coordenado pela estatal, cujo objetivo é melhorar a operacionalização e integração dessas unidades.

O levantamento começou no mês passado nas centrais do Ceará e do Rio Grande do Norte. Entre os itens em análise estão: problemas de edificação, espaço físico, quantidade de funcionários, qualificação da mão-de-obra, condições dos estacionamentos, assistência de informática, acesso à internet e cadastros de produtores, entre outros. Os dados estão sendo coletados por meio de questionários distribuídos aos técnicos e representantes das centrais.

Portal

O diagnóstico feito pelo Prohort também tem o objetivo de integrar, em um só banco de dados, as informações de comercialização de todos os mercados atacadistas de hortigranjeiro do país. O acesso será feito pela página do Prohort (confira o Saiba Mais, ao lado). Atualmente, para fazer essa busca, é preciso navegar nas bases individuais das Ceasas.

Com a integração, o cidadão terá acesso tanto aos dados mensais como às séries históricas de todas as unidades. Para o gerente da Conab, Newton Silva Júnior, responsável pelo Prohort, esta integração vai facilitar a comercialização dos produtos entre os mercados.

Até agora, já é possível acessar os preços diários de 48 produtos comercializados de 22 Ceasas. Uma vez concluído o serviço, o site vai disponibilizar os valores referentes também ao mês. Entre os produtos estão: abacate, abacaxi, abobrinha, abóbora, alface, alho, banana, batata, berinjela, beterraba, cebola, cenoura, chuchu, goiaba, inhame, jiló, laranja, mandioca e tomate.

Criada em 1973, a Ceasa/ES possui uma área construída de 24.066 metros quadrados, uma movimentação média de 42,5 t de produtos por mês e chega a comercializar, no mesmo período, R$ 41,9 milhões em média. Cerca de 4,56 mil pessoas passam por este mercado. A entidade gera 3 mil empregos diretos formais, além de 15 mil empregos diretos informais.