Casal dirige mais de 2 mil km para levar égua a campeonato

Criadores de Porto de Galinhas (PE), Brunela e Marcílio pegaram a estrada até a Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador levando a égua Distância Mínima 18; confira as imagens dessa aventura

casal transporta égua de Pernambuco a Minas Gerais
Foto: Brunela Reis/arquivo pessoal

Um casal de criadores de cavalos da raça mangalarga marchador decidiu encarar um desafio inédito para participar da 37ª Exposição Nacional da raça, realizada em Belo Horizonte (MG) entre os dias 17 e 28 de julho. Marcílio Fragoso e Brunela Reis vivem na paradisíaca praia de Maracaípe, na região de Porto de Galinhas (PE), e resolveram eles mesmos transportar a égua Distância Mínima 18 por 2,1 mil quilômetros até a capital mineira.

“Nós queríamos fazer uma viagem à moda antiga. Sentir essa sintonia com o animal e romper os nossos limites”, contou o criador, que fez questão de registrar o trajeto em pequenos vídeos.

Antes de iniciar a viagem, o casal levou a égua para tomar um banho de mar, o que seria uma forma de “abençoar” a viagem até exposição. “É um costume nosso tomar banho de mar antes de uma jornada. Dessa vez, resolvemos levar a Distância também e ela adorou”, contou Marcílio.

Banho tomado, chegou a hora de colocar o pé na estrada.

Na picape do casal foram Marcílio, Brunela e o pastor alemão e fiel companheiro Vigilante. Na carretinha acoplada, com todo o conforto, estava a estrela da viagem: a égua Distância Mínima 18.

Com um fogão portátil a bordo, o casal fez paradas estratégicas para descansar, se alimentar e renovar as energias:

Ao todo, a viagem durou dois dias inteiros. Durante a noite, o casal fez breves paradas em pousadas para descansar e foi registrando estes momentos em vídeos, enviado para familiares que ficaram no Nordeste.

Em uma das paradas, a égua começou a comer a grama da acomodação e Brunela teve que sair para dar uma volta com o animal. Veja os registros:

Brunela, que é veterinária, transporta tudo o que é necessário para o bem-estar do animal, como alimentos, água fresca e medicamentos.

A experiência, segundo o casal, foi revigorante. “A nossa primeira vitória foi chegar bem em Belo Horizonte. Graças a Deus ocorreu tudo bem, mas tivemos os percalços comuns de uma viagem tão longa, como sol, chuva e trânsito em alguns trechos. Mas o importante é que a nossa égua veio muito bem e, o melhor, pertinho dos donos dela”, disse Marcílio.

Além de criar 25 cavalos da raça mangalarga marchador, o casal mantém uma pousada com temática do campo, onde conta com mini-animais. Segundo Marcílio, eles são únicos criadores pernambucanos de cavalos da raça em terreno de praia.

“É uma dificuldade tremenda, principalmente por causa da questão da alimentação. Mas somos apaixonados por esses animais e o resultado é muito gratificante”, finalizou

Confira as imagens dessa aventura: