Carreiras

Embrapa abre inscrições para 25 novos cursos gratuitos

Os conteúdos são elaborados pela equipe da instituição e disponibilizados na plataforma de ensino a distância do Senar; veja como participar

A plataforma online da Embrapa, e-Campo, está oferecendo 25 novos cursos gratuitos por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Os conteúdos são elaborados pela equipe da instituição e disponibilizados na plataforma de ensino a distância do Senar.

As oportunidades abrangem os seguintes temas: Bioma Cerrado, Bioma Mata Atlântica, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Ovinocultura, Piscicultura e Programa Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Outra capacitação, oferecida em parceria com o governo de Mato Grosso do Sul, é um curso de 30 horas sobre Boas Práticas Agropecuárias.

Lançada em abril de 2018, a e-Campo já recebeu mais de 20 mil inscrições nas capacitações oferecidas. Para o Gerente de Acesso a Mercados da Embrapa, Alessandro Cruvinel, os novos cursos abordam temas de grande importância para o desenvolvimento sustentável da agropecuária brasileira e a tendência é ampliar o alcance deles por meio das parcerias.

“Ao disponibilizar conteúdo técnico de qualidade, a Embrapa oferece oportunidades de aprendizagem a técnicos, extensionistas, produtores, estudantes e professores de várias regiões. Embora os conteúdos oferecidos estejam em português, já detectamos várias inscrições principalmente em países de língua espanhola, demonstrando o potencial de alcance da ferramenta”, destaca.

Exemplos de cursos disponíveis

Dentre os cursos está o Elementos de paisagem e processos ecológicos, do Programa Bioma Cerrado, com inscrições abertas e início em 29 de junho. As 30 horas do curso devem ser completadas em 45 dias.

Outra capacitação com inscrições abertas é a Inserção da árvore na propriedade rural do Bioma Mata Atlântica com início em 26 de junho. As 40 horas devem ser completadas em 60 dias.

As vagas para os cursos são ilimitadas, mas os usuários devem observar os períodos de inscrição e cumprir a carga horária dentro do prazo estipulado. A maior parte das capacitações são autoinstrucionais e os inscritos recebem certificado de conclusão desde que cumpram as atividades previstas.

Compostagem desperta grande interesse

A capacitação virtual sobre compostagem, com carga horária de 10 horas, é o curso com maior quantidade de inscritos. Foram 4.989 inscritos nas quatro turmas concluídas. Novas turmas serão ofertadas no segundo semestre de 2019.

Clique aqui para acessar a e-Campo!