Carreiras

Cana: Senar-GO abre curso gratuito e a distância de cultivo e produção

São 600 vagas para alunos que vão aprender a produzir mais, melhorar a rentabilidade e proteger o ambiente. Saiba como participar

Foto: Pedro Luiz de Freitas

Goiás é o segundo maior produtor de cana-de-açúcar e seus derivados – açúcar e etanol – no Brasil. Na safra 2018-19, a produção deve alcançar aproximadamente 71 milhões de toneladas. A cana-de-açúcar ocupa mais de um milhão de hectares de área plantada, é a segunda cultura agrícola mais importante, considerando-se o Valor Bruto da Produção (VBP), e emprega mais de 100 mil pessoas de forma direta no estado.

 

Como a demanda por profissionais qualificados é alta, e os produtores e trabalhadores precisam se manter constantemente atualizados, o EAD Senar Goiás lançou o curso Cultivo e Produção de Cana-de-Açúcar.

 

As aulas visam desenvolver alunos nas mais modernas práticas de cultivo. Os objetivos são aumento de produtividade e rentabilidade na lavoura, aliadas à redução do impacto ambiental.

 

O curso é totalmente online, gratuito, tem carga horária de 20 horas e o aluno terá até um mês para terminar seus estudos. Ao final, receberá um certificado, que poderá ser utilizado como comprovação de atividade complementar, caso o aluno seja universitário.

 

Resultados

 

O novo curso é o segundo do Programa Produção Vegetal, lançado no primeiro bimestre de 2018. O primeiro curso – Cultivo e Produção de Grãos – é um sucesso e já recebeu 3.000 alunos.

 

Para José Mário, presidente do Sistema Faeg Senar, as expectativas são altas com o novo curso: “Recebemos muitos pedidos para lançar uma capacitação voltada à cana-de-açúcar. Goiás já é uma potência na cultura e tem tudo para crescer ainda mais. E não tem jeito, é preciso investir em conhecimento para que nosso setor alcance resultados cada vez melhores”, afirma.

 

O curso é aberto a todos os moradores de Goiás que tenham interesse em se qualificar na área. É destinado especialmente a produtores rurais e seus familiares, administradores de propriedades, trabalhadores rurais e estudantes de cursos técnicos e universitários.

 

Para quem atua no setor do agronegócio, o curso representa a oportunidade de melhorar o currículo e conquistar uma das vagas que a lavoura da cana-de-açúcar oferece.

 

Este é o caso de Gabriel Jeyme Silva Rocha, de 24 anos, morador de Goiatuba. Engenheiro agrônomo recém-formado, ele foi um dos primeiros pré-inscritos da primeira turma. “Recentemente, participei de um processo seletivo para trainee de uma usina e fazenda da região e não fui chamado. Acredito que por não ter nenhuma experiência com cana-de-açúcar. Assim, quando vi a abertura do curso, pensei que é a oportunidade que preciso para agregar conhecimento e poder disputar novas vagas”, conta Gabriel.

 

Este será o quinto curso de Gabriel no EAD Senar Goiás. Ele já fez outros na área de gestão rural, agricultura de precisão e o de Cultivo e Produção de Grãos. Ele diz sempre acompanhar as notícias, pois aprova o formato e qualidade dos materiais de ensino.

 

>> Cana-de-açúcar em Goiás

 

  • Produção na safra 2017/18: 70,62 milhões de toneladas
  • Produção na safra 2018/19 (previsão): 70,95 milhões de toneladas
  • Área plantada: 1,1 milhão de hectares -> corresponde a 21,5% das áreas agricultáveis do estado, desconsiderando áreas ocupadas por pastagens
  • 100 mil empregos diretos e 300 mil indiretos
  • A produção de Goiás corresponde a 51% da produção do Centro-Oeste e 11% da produção brasileira.
  • No ranking brasileiro, os maiores estados produtores são (safra 2018/19):
  • São Paulo, com produção estimada de 341 milhões de toneladas
  • Goiás, com produção estimada de 71 milhões de toneladas
  • Minas Gerais, com produção estimada de 67 milhões de toneladas
  • 36 usinas em operação e 39 instaladas
  • Ranking das cidades produtoras:
  1. Quirinópolis
  2. Mineiros
  3. Goiatuba
  4. Itumbiara
  5. Rio Verde

Dados: Conab/IBGE/SIFAEG