Carne de Panela com Nata

Ingredientes

1 quilo de carne bovina
2 cebolas
3 tomates
meia xícara de molho de soja
2 colheres de farinha de trigo
350g de nata ou creme de leite pasteurizado
1 litro de caldo de carne
3 colheres de massa de tomate
500g de massa

Modo de fazer

1 – Corte a carne que pode ser agulha, paleta ou peito em pedaços grandes. Arrume-os em uma tigela e por cima adicione o molho de soja. Misture bem.
2 – Esquente uma panela ou frigideira. Quando estiver bem quente, coloque os pedaços de carne, sem o molho de soja.
3 – Deixe fritar até dourar bem por todos os lados. Aos poucos acrescente o molho de soja e também um pouco do caldo de carne (pode ser um copo, mais ou menos). Misture e deixe secar o molho. Uns 20 minutos, por ai. A idéia é deixar secar bem o molho, sempre virando os pedaços de carne.
4 – Para fazer o caldo de carne, se for usar os tabletes de caldo de carne, dissolva 3 tabletes em um litro de água quente.
5 – Bata no liquidificador as cebolas descascadas e cortadas em pedaços, os tomates lavados e em pedaços também, junto com a farinha de trigo, a massa de tomate e o restante de caldo.
6 – Coloque a mistura na panela e deixe levantar a fervura. Baixe o fogo e cozinhe por, em média, 40 minutos. A carne deve ficar macia e o molho bem encorpado. Se for preciso mais tempo, acrescente mais caldo ou água para não secar o molho.
7 – Coloque bastante água para ferver em outra panela. Quando estiver fervendo, acrescente um punhado de sal grosso, pode ser sal fino também. Deixe abrir novamente a fervura e acrescente a massa. Cozinhe pelo tempo indicado na embalagem.
8 – Quando a massa estiver quase pronta, desligue a panela com a carne. Coloque a nata e misture bem. Sirva a massa acompanhada pela carne de panela com o molho de nata!