Carne: fiscais brasileiros vão conferir sistema de inspeção sanitária nos EUA

Auditoria vai indicar modelo de certificado sanitário internacional para o início dos embarques de carne in natura para o mercado norte-americano 

Fonte: Divulgação: José Luiz Alves / Decom – Governo de Rondônia

Fiscais agropecuários do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Ministério da Agricultura estão nos Estados Unidos e a partir desta terça-feira, dia 5, vão avaliar o sistema de inspeção sanitária do país, com auditoria no Food Safety and Inspection Service (FSIS), em Washington. 

Em nota, o ministério diz que o modelo do certificado sanitário internacional para o início dos embarques de carne in natura do Brasil para o mercado norte-americano vão depender do resultado da auditoria. 

Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luis Rangel, “serão observados ainda os controles americanos sobre os resíduos na carne, a fim de que as plantas industriais brasileiras possam se preparar para fazer o monitoramento”. Os fiscais vão visitar frigoríficos do Texas, Iowa, Nebraska e Califórnia.

Atualmente o Brasil só exporta carne bovina processada aos Estados Unidos. A expectativa é de que os embarques de in natura gere um incremento de US$ 900 milhões por ano nas exportações brasileiras para o país. Ainda na nota, o ministério diz que espera fechar o relatório da missão e concluir a negociação com os americanos antes do dia 28 de julho. Nesta data, o ministro Blairo Maggi participará, em Washington, da reunião do Comitê Consultivo Agrícola (CCA) Brasil-EUA.