Canal Rural 15 Anos: Canal Rural expande presença também na internet

Nova ferramenta de comunicação modificou forma de interação e participação dos telespectadoresA criação do Canal Rural, em 1996, coincidiu com o período de expansão da internet. A nova ferramenta logo seria incorporada pela emissora de televisão em sua trajetória de crescimento, que partiu de um site simples até a criação do portal RuralBR.

A presença do Canal Rural na web teve um início tímido, em 2001, com a criação de um site incorporado ao portal clicRBS. Na página precursora, o internauta conhecia o institucional e a programação da emissora. Desde então, o investimento para a presença da emissora na internet só fez crescer. Em 2007, o usuário já passou a encontrar atualizações constantes na página do Canal Rural, com a publicação de notícias sobre o agronegócio e vídeos da programação sendo disponibilizados. Esse primeiro upgrade foi um breve ensaio do que viria a seguir.

Em abril de 2008, sob a coordenação da jornalista especializada em agronegócio Lenara Londero, a emissora estreou um novo site, com uma grande ampliação de conteúdos aos internautas. Além de mais notícias e vídeos, a página do Canal Rural deu uma nova cara à interação entre telespectador/usuário e a equipe de profissionais da emissora. O site incorporou lista de notícias, capas editáveis, páginas especiais, seções dedicadas aos programas de maior relevância do Canal Rural, central de vídeos, grade de programação, interatividade e outros conteúdos relacionados ao mundo rural.

O novo espaço possibilitou também a incorporação da plataforma web às já consagradas coberturas de grandes eventos. Feiras como a Expodireto, ExpoLondrina, Expointer, além de competições importantes do mundo rural, como o Freio de Ouro, ganharam páginas especiais. Tantas mudanças impactaram também na rotina dos próprios jornalistas, antes pouco habituados a um retorno direto da audiência.

? A integração da TV com o site alterou gradativamente a rotina a que todos estavam acostumados. No começo, foi difícil para todo mundo, mas assim que o retorno do público começou a aparecer, o trabalho em conjunto só cresceu e se consolidou ? afirma a editora de especiais do RuralBR, Terena Miller.

E o público aprovou a ampliação do site. Em um ano, entre 2007 e 2008, a audiência subiu 500%, pulando de 30 mil para 150 mil visitas mensais, e segue em crescimento constante. Em 2010, a presença do Canal Rural na internet ultrapassou as 600 mil visitas por mês.

Mesmo com um retorno tão positivo, a emissora seguiu um caminho de expansão e melhoria nos conteúdos. Em agosto de 2011 foi lançado o novo portal de notícias do grupo, o RuralBR, um ousado projeto que ampliou o espaço dedicado ao agronegócio na internet. O novo portal mantém os serviços já consagrados do Canal Rural, com o incremento de páginas específicas aos assuntos mais importantes do mundo rural (Agricultura, Pecuária e Tempo), além de novos blogs, com nomes importantes do segmento.

? O RuralBR foi pensado para oferecer ao nosso público conteúdos segmentados por área de interesse. O portal está dividido em vários sites, e o internauta pode navegar a partir da capa principal, onde é possível ver o que é destaque em cada uma das áreas que cobrimos, ou navegar diretamente no site que contém os assuntos que lhe interessam ? soja, milho, cana-de-açúcar, gado de corte, gado de leite, aves, suínos e tempo. O objetivo do portal é oferecer uma experiência completa e relevante para todos os públicos do agronegócio.