Campeão e vice de concurso de café são do mesmo município na Bahia

Produtores de Piatã (BA) ocupam os dois primeiros lugares do prêmio Cup of Excellence – Pulped Naturals 2015, que teve 364 inscritos

Fonte: Kim-Ir-Sen Pires Leal/Embrapa

O café produzido por Antonio Rigno de Oliveira na Chácara São Judas Tadeu, em Piatã (BA), na Chapada Diamantina, venceu o concurso Cup of Excellence – Pulped Naturals 2015, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Alliance for Coffee Excellence (ACE) e com patrocínio do Sebrae. 

Com 91,22 pontos na escala que vai até 100 do concurso, o lote superou as 364 amostras inscritas e obteve o selo de café presidencial, por obter nota superior a 90 pontos.
 
Também considerado um café presidencial pelo júri, o segundo colocado foi o lote do produtor Cândido Vladimir Ladeira Rosa, também de Piatã e genro do primeiro lugar, com seu lote avaliado em 90,03 pontos. 

No total, o concurso de qualidade para café cereja descascado e/ou despolpado do Brasil teve 22 vencedores, que representam sete regiões produtoras do país.
 
Segundo a coordenadora nacional do concurso, Vanusia Nogueira, o concurso tem contibupido com a cadeia do café, estimulando a aplicação de tratos culturais e agregação de valor ao produto.

Família cafeeira

Para o campeão do concurso, que é sogro de Cândido Rosa e da 12ª colocada Zora Yonara Macedo Pina Oliveira, também em Piatã, o destaque que a família vem obtendo no Cup of Excellence se deve ao fato de a região possuir um excelente microclima e seus cafés serem plantados em uma altitude superior a 1.200 metros

– Temos também uma equipe pequena, de 15 colaboradores, que trabalha conosco nas três propriedades ao longo de todo o ano e que é responsável por grande parte desse sucesso –, afirma Oliveira.
 
Os 22 lotes vencedores do concurso irão a leilão em 1º de dezembro. O pregão será realizado via internet e, historicamente, registra preços pagos aos produtores superiores aos praticados no mercado convencional.