Diversos

Tabela de fretes: termina primeira reunião entre governo e caminhoneiros

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, busca entendimento com empresas transportadoras; autônomos devem ser recebidos às 15h

Tarcísio Gomes de Freitas
Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, reuniu-se com 47 representantes do setor de transporte de cargas, em Brasília. Eles integram 31 associações e empresas. Em discussão nesta quarta, dia 24, a tabela de preços mínimos de frete rodoviário. A reunião estava marcada para às 11h, mas começou por volta das 12h20.

Com expectativa de receber até 150 transportadores para reunião às 15h, que lotariam o auditório do ministério, a Força Nacional montou tendas no lado de fora, para quem não conseguir entrar.

A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) afirma que fará uma reunião preparatória entre seus membros para definir quem a representará na conversa com o ministro.

Nesta terça, dia 23, Freitas conversou sobre o tema com embarcadores, que são contra o tabelamento, mas gostaram do novo modelo lançado recentemente. A resolução que estabelecia novos valores, criada pela Esalq e publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na semana passada, foi suspensa a pedido da pasta. Aqueles que apoiam esperam entendimento com caminhoneiros, que pedem 30% de aumento nos valores tabelados para compensar a remuneração dos motoristas.