Câmara aprova vigência de dois anos para planejamento da agricultura

Projeto será encaminhado ao Senado Federal antes de chegar à presidente Dilma RousseffA Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou na última quinta, dia 14, o Projeto de Lei2 478/11, do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), que estabelece prazo mínimo de dois anos para a vigência do planejamento da política agrícola nacional. Hoje, os planos governamentais têm duração média de um ano.

Fonte: Fernando Carvalho/Arquivo Pessoal

Como tramitava em caráter conclusivo, a proposta foi considerada aprovada pela Câmara, a menos que haja recurso para sua votação em Plenário, o que deve ser muito difícil por ter sido aprovado por unanimidade na Comissão de Agricultura e na CCJ. O projeto seguirá para o Senado Federal antes de chegar à presidente Dilma Rousseff.

O planejamento da agricultura é elaborado pelo governo federal e visa a aumentar a produção agrícola e a regularidade do abastecimento interno, além de reduzir as desigualdades regionais. Um exemplo é o Plano Agrícola e Pecuário, lançado todos os anos pelo Ministério da Agricultura, que inclui a redução de juros para empréstimos a produtores.

O projeto prevê também que o planejamento agrícola deverá abranger ações relacionadas aos seguintes temas: crédito rural; comercialização de produtos agropecuários; seguro rural; redução do risco inerente à atividade agropecuária; zoneamento agrícola; defesa sanitária animal e vegetal; cooperativas;  agroindústrias; e pesquisa agropecuária.

Plano Safra plurianual

Promessa da presidente Dilma Rousseff nas eleições de 2014, o Plano Safra plurianual, de quatro anos, ainda não saiu do papel. Vale destacar que o governo ainda não definiu o Plano Safra da próxima safra, apesar do Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, André Nassar, afirmar que o projeto já está pronto.