Cai número de abate clandestino de carne bovina em Minas Gerais

Governo informou que índice anual passou de 55% para 38% desde 2000As ações para combater o abate informal de carne bovina em Minas Gerais nos últimos anos já apresentam resultados significativos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, dia 26, pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado. De acordo com dados da pasta, mais de 600 mil animais deixaram de ser abatidos anualmente de forma irregular e agora são enviados para frigoríficos inspecionados.

No início da década, Minas tinha um índice de abate informal de até 55%. Hoje, este número está em torno de 38%.

? Ainda não é o ideal, mas já é um grande avanço ? comentou o secretário Gilman Viana Rodrigues.

Segundo ele, são abatidos anualmente em Minas quatro milhões de bovinos. No ano passado, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) emitiu 2,472 milhões de Guias de Trânsito Animal (GTA) para envio de animais para abate.

? A GTA só é emitida para envio de animais aos frigoríficos inspecionados, isso mostra que a clandestinidade corresponde a menos da metade do total abatido ? explicou Rodrigues. 

Fiscalização

Nos primeiros cinco meses do ano, as equipes do IMA  apreenderam mais de 12 toneladas de carne irregular. Em 2007, o Estado implantou o Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidagro), interligando 240 unidades do instituto em todo o território mineiro. O Sidagro permitiu maior eficiência no cadastramento de produtores e dos rebanhos e aprimorou as atividades de campo de veterinários e agrônomos, principalmente no controle do trânsito de animais e produtos vegetais.