Diversos

Café: empresa cria cápsulas biodegradáveis que se transformam em adubo

Feitas de um exclusivo bioplástico compostável, o produto se tornar adubo em até quatro meses, se destinadas ao tratamento adequado de lixo orgânico

café
Foto: Orfeu Cafés Especiais/Divulgação

Há pouco mais de um ano, reforçando a preocupação de ter um produto que seja ecologicamente correto, a empresa Orfeu Cafés Especiais, mantém no mercado seu café de Categoria Especial em cápsulas biodegradáveis.

Feitas de um exclusivo bioplástico compostável, as cápsulas podem se tornar adubo em até quatro meses, se destinadas ao tratamento adequado de lixo orgânico.

O produto é resultado de um ano de investimentos e intensas pesquisas e é o primeiro no Brasil a receber o Rótulo Ecológico ABNT – o único programa de rotulagem ambiental brasileiro aprovado pelo Global Ecolabelling Network (GEN), que garante que o produto certificado é a melhor opção para o meio ambiente, em comparação a produtos similares da mesma categoria.

Na categoria de cápsulas de café, o selo exige que o material da cápsula seja biodegradável e compostável, além de diversos critérios que envolvem responsabilidade socioambiental no processo produtivo, desde a plantação, até a embalagem.

café
Foto: Orfeu Cafés Especiais/ Divulgação

“Após muita pesquisa e dedicação, estamos muito satisfeitos em dizer que as cápsulas de café Orfeu, são biodegradáveis e compostáveis. Conseguimos dar um grande passo para tornar sustentável o consumo e descarte de cápsulas de café de uma forma mais prática, viável e efetiva para os clientes”, conta Amanda Capucho, diretora geral da empresa.

A cápsula biodegradável e compostável de Orfeu, quando destinada ao tratamento de lixo orgânico, tem um ciclo de até quatro meses para se degradar completamente e se transformar em adubo.

Além disso, o produto é feito a partir de fontes renováveis e sua composição é livre de alumínio, livre de Bisfenol A e de transgênicos .

“Esta iniciativa é um dos diversos passos que damos diariamente para firmar um compromisso que nasceu conosco: cuidar bem do café, das pessoas e de nossa terra. Sabemos que esse zelo resulta diretamente na qualidade de cada xícara de Orfeu”, comenta Amanda.