Cade aprova compra da Vale Cubatão pela Yara

Na avaliação do órgão, o negócio não representa risco à concorrência, mesmo com o possível fechamento de plantas da Petrobras

Fonte: Divulgação

O tribunal do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou nesta quarta-feira, dia 9, a compra da Vale Cubatão Fertilizantes, da mineradora Vale, pela norueguesa Yara International. A operação foi anunciada em novembro do ano passado por US$ 255 milhões.

A operação já havia sido aprovada pela superintendência geral do órgão em março, mas o tribunal resolveu “puxar” o processo para análise em plenário para verificar se o negócio poderia apresentar risco à concorrência. Isso depois de a Petrobras anunciar que hibernaria plantas de fertilizantes, o que reduziria o número de participantes do mercado.

Em sua análise, porém, o conselheiro relator do caso, Maurício Maia, conclui que a hibernação das plantas da Petrobras é incerta e há indícios de que a empresa planeja realizar investimentos na área, além de haver possibilidades de importação de insumos e outras alternativas ao fechamento da plantas. O relator votou pela aprovação da operação, o que foi seguido por unanimidade pelo conselho.