Bush afirma que cooperará com outros países para resolver a crise

Presidente esteve reunido com ministros de Economia dos países do G7O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou neste sábado, dia 11, que cooperará com os outros países para resolver a crise econômica.

? Estamos envolvidos nisso juntos e sairemos juntos.

Bush fez esta declaração nos jardins da Casa Branca e acompanhado pelos ministros de Economia dos países do G7 (Grupo dos Sete, os países mais desenvolvidos), com os quais se reuniu para estudar os passos necessários para combater a crise.

A reunião, segundo tinha explicado a Casa Branca, tinha como objetivo coordenar os pontos de vista diante da situação e o presidente ressaltou isso, ao afirmar que era preciso “garantir que as medidas tomadas por um país não contradigam as adotadas por outro”.

? Compartilhamos as mesmas metas e estamos dispostos a combater o problema com todos os instrumentos a nossa disposição ? disse o presidente americano.

A reunião de Bush e dos ministros do G7 ocorre ao final do que representou a pior semana da história para os mercados mundiais, na qual a Bolsa de Nova York perdeu 21% de seu valor e a Bolsa de Tóquio, 24%. O índice Dow Jones caiu durante oito pregões consecutivos, diante da incerteza sobre a situação financeira mundial.

Bush ? que desde 15 de setembro, quando a quebra do banco de investimento Lehman Brothers intensificou a crise, falou em público sobre esta questão 21 vezes ? afirmou que foram adotados “passos valentes” para combater a situação “tão rápido quanto possível”, mas insistiu que “os resultados não serão alcançados da noite para o dia”.

Entre as medidas adotadas, lembrou, está o plano de resgate para o sistema financeiro aprovado há oito dias nos EUA e avaliado em US$ 700 bilhões. Também lembrou que a Securities and Exchange Commission (SEC, comissão de valores mobiliários americana) averiguará qualquer suspeita de fraude ou práticas abusivas na bolsa e que as agências correspondentes aumentaram até US$ 250.000 o montante garantido nos depósitos bancários.