Diversos

Brumadinho: filho de produtor nadou por uma hora para se salvar

As reportagens sobre a picape mais vendida do mundo e sobre a máquina agrícola 3 em 1, considerada o "Batmóvel" da agricultura, também estão entre as mais acessadas

Brumadinho, desastre ambiental, Vale, barragem, mineradora
Foto: Corpo de Bombeiros-MG

O produtor rural Ronaldo Gomes de Oliveira, de 41 anos, estava no campo com a mulher, um funcionário e um dos filhos, quando a barragem se rompeu em Brumadinho (MG). Segundo ele, foi “avisado” por um barulho ensurdecedor de vento e uma poeira que tomou conta do ar. Foi o tempo para todos correrem até o alto de um morro na tentativa de escapar.

O que Oliveira não sabia é que outro filho, Ronan Otávio Gomes dos Santos, de 14 anos, estava nadando no riacho próximo à barragem no momento do rompimento. O estudante conseguiu escapar, buscando abrigo na área mais seca e próxima do riacho. Segundo ele, foi mais de uma hora nadando até ser encontrado e levado ao hospital. 

Além desta história, o Canal Rural preparou os conteúdos sobre agricultura que mais tiveram audiência durante a semana. Confira!

5º – Designer de máquinas agrícolas promete ser profissão do futuro

Design de máquinas agrícolas

A Catho, site de classificados de empregos, aposta no designer de máquinas agrícolas como uma das profissões que devem crescer nos próximos anos. De acordo com Elen Souza, assessora de carreira da empresa, as novas tecnologias têm revolucionado o mundo, e no agronegócio não é diferente.

O designer de produtos Yuri Kozowski, da Ícone Projetos, afirma que o mercado de máquinas agrícolas mudou muito nos últimos 15 anos. “O consumidor não aceita mais só o básico: um equipamento pensando apenas na ótica mecânica e funcional”. Saiba mais sobre a profissão!

4º – Soja: Rússia detecta glifosato acima do tolerado e pede explicação ao Brasil

Soja, grão

Autoridades russas notificaram o Ministério da Agricultura sobre a presença de glifosato acima do permitido pelo país na soja importada do Brasil. O produto é um dos herbicidas mais usados na agricultura brasileira para acabar com as ervas daninhas que atacam as lavouras.

De acordo com o secretário de defesa agropecuária, José Guilherme Leal, o nível de herbicida aceito pela Rússia é menor em comparação com outros países, o que leva o Brasil a acreditar que esse é o  principal motivo da acusação. Entenda o caso!

3º – Máquina 3 em 1 promete revolucionar agricultura mundial

máquina V-Icon Polivalent

Uma empresa brasileira resolveu desenvolver uma máquina capaz de atuar em diversas fases da produção agrícola. Segundo a  Ícone Projetos, a ideia surgiu no segundo semestre de 2018, às vésperas do Desafio de Design da Valtra, que reuniu 107 equipes concorrentes de 32 países. “Estávamos com os fins de semana livres e acreditamos que a ideia era boa e valia a pena nos dedicar para apresentá-la na competição”, diz o designer Yuri Kozowski.

Segundo ele, o projeto foi todo focado na realidade do pequeno produtor, que nem sempre tem recursos e necessidade de comprar várias máquinas maiores. A tecnologia reúne em um único equipamento, do tamanho de um quadriciclo, implementos necessários para arar, pulverizar e colher. Confira!

2º – Picape mais vendida do mundo ainda é sonho para brasileiros

picape Ford F-150

A consultoria Focus 2 Mov divulgou a lista dos carros mais vendidos do planeta no ano de 2018. Assim como em 2017, o modelo mais comercializado foi o Corolla, da Toyota, com 1.181.445 unidades. Seguido pelas picapes Ford Série F, com 1.080.757 exemplares comercializados no ano

Fabricadas nos Estados Unidos pela Ford desde 1948, as picapes mais vendidas do mundo já tiveram seus anos de fabricação no Brasil até a década de 1990, mas nos últimos anos a montadora se dedicou apenas à fabricação de caminhões da série no nosso país. Confira a lista completa!

1º – Brumadinho: filho de produtor nadou por uma hora para se salvar

Brumadinho, desastre ambiental, Vale, barragem, mineradora

O produtor rural Ronaldo Gomes de Oliveira, de 41 anos, estava no campo com a mulher, um funcionário e um dos filhos, quando a barragem se rompeu em Brumadinho (MG). Segundo ele, foi “avisado” por um barulho ensurdecedor de vento e uma poeira que tomou conta do ar. Foi o tempo para todos correrem até o alto de um morro na tentativa de escapar.

O que Oliveira não sabia é que outro filho, Ronan Otávio Gomes dos Santos, de 14 anos, estava nadando no riacho próximo à barragem no momento do rompimento. O estudante conseguiu escapar, buscando abrigo na área mais seca e próxima do riacho. Segundo ele, foi mais de uma hora nadando até ser encontrado e levado ao hospital. Leia o relato emocionante.