Brexit pode incentivar mais acordos bilaterais com Brasil, diz embaixador

Segundo o embaixador Carlos Perez, o Reino Unido ocupa a oitava posição entre os maiores países investidores no Brasil

Brexit, Reino Unido, União Europeia
Segundo o embaixador Carlos Perez, do Ministério das Relações Exteriores, existem atualmente 77 acordos bilaterais firmados entre o Brasil e Reino Unido – Foto: Pixabay

Apesar da apreensão causada pela demora no processo de saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit pode abrir possibilidades comerciais para o Brasil. A avaliação é de especialistas que participaram de um evento no Senado que reuniu o embaixador do Reino Unido no Brasil, Vijay Rangarajan, e o embaixador Carlos Perez, do Ministério das Relações Exteriores.

Perez trouxe uma visão otimista sobre o Brexit para o comércio exterior brasileiro. Segundo ele, existem atualmente 77 acordos bilaterais firmados entre Brasil e Reino Unido, tratando-se de uma relação duradoura e consolidada. Na opinião dele, quando o Brexit se concretizar, devem surgir mais oportunidades para aprofundar o comércio bilateral.

“Os investimentos brasileiros no Reino Unido vêm crescendo exponencialmente desde 2016”, acrescentou. Ao todo são 1.700 empresas brasileiras investindo em solo britânico. O Reino Unido ocupa a oitava posição entre os maiores países investidores no Brasil.

O embaixador Vijay Rangarajan admitiu as dificuldades em se costurar um acordo de saída da União Europeia e, ao mesmo tempo, preservar as relações com o continente sem fazer parte de uma estrutura supranacional. Ele afirmou existir um estado de ansiedade entre as forças políticas britânicas para se decidir o impasse do Brexit e, finalmente cuidar da agenda doméstica.
Nova call to action