Brasil e Uruguai selam acordo para fortalecer o turfe nos dois países

Protocolo de intenções foi assinado em Porto Alegre, o esporte movimentou no país cerca de R$1 bi em 2013Na tarde desta quinta-feira, 25 de julho, os governos de Brasil e Uruguai assinaram um protocolo de intenções que deve fortalecer o intercâmbio entre os dois países no turfe, esporte de corridas de cavalo, especialmente os da raça puro-sangue inglês. O evento foi no Jockey Club do Rio Grande do Sul.

O acordo prevê a criação do Mercoturfe, o estabelecimento de um regime sanitário comum, além da criação de um passaporte para cada animal, o que diminui a burocracia e facilita o transporte de cavalos atletas e reprodutores.

• Leia mais sobre equinos

Para os apostadores, a boa notícia é que, a partir de agora, os uruguaios poderão apostar nas corridas realizadas no Jockey Club do Rio Grande do Sul, o que aumenta a premiação paga entre os participantes. No Brasil, o esporte movimento cerca de R$1 bilhão no ano passado e é regulado pelo Ministério da Agricultura, no Uruguai quem dita as regras é o Ministério de Economia e Finanças.