Brasil responderá por 16% do aumento da oferta mundial de grãos em 10 anos

Rio Grande do Sul deve ser responsável por 2,1% do fornecimentoPara atender a demanda de grãos (arroz, milho, soja e trigo) projetada para daqui 10 anos, o mundo terá de produzir mais 441 milhões de toneladas, das quais o Brasil deve fornecer, com aumento de produção, 68,5 milhões (16%), e o Rio Grande do Sul, 9,3 milhões (2,1%).

Fonte: Paulo Perchin/Arquivo Pessoal

Os números foram apresentados na quarta, dia 17, em Gramado (RS), no seminário De Onde Virão os Alimentos: O Desafio do Futuro, pelo economista-chefe do Sistema Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Antônio da Luz. A projeção é de que a safra brasileira passe de 198,8 milhões em 2016 para 267,3 milhões de toneladas em 2026, e a gaúcha, de 33 milhões de toneladas para 42,4 milhões de toneladas.

Da Luz ainda projetou uma alta do consumo mundial, nos próximos 10 anos, de 7,4 milhões de toneladas de carne bovina e de 38,4 milhões de toneladas de leite. Em todos os casos, o maior responsável pela alta no consumo será a Ásia. Somente de arroz, soja, milho e trigo, o continente deve consumir mais 255 milhões de toneladas.

– Nós falamos muito do mercado europeu: às vezes, parece uma questão de honra entrar lá. Mas é a Ásia que vai puxar o crescimento do consumo. São os asiáticos que vão comprar nosso excedente, eles que vão pagar, e caro, pela nossa produção – afirmou Da Luz.