EVOLUÇÃO

Brasil registra consumo recorde de etanol em fevereiro

Essa demanda pelo biocombustível decorre do crescimento de 43,2% no consumo de hidratado em relação a fevereiro de 2017 pela frota de veículos de passeio e carga leve

Fonte: Canal Rural

O volume de etanol consumido no Brasil em fevereiro totalizou 2,09 bilhões de litros, sendo o maior volume já registrado na série histórica para o mês segundo dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)  e compilados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). Desse total, foram 1,24 bilhão de litros de etanol hidratado e 845,73 milhões de litros de etanol anidro (o aditivo misturado à gasolina).

Essa demanda pelo biocombustível decorre do crescimento de 43,2% no consumo de hidratado em relação a fevereiro de 2017 pela frota de veículos de passeio e carga leve (Ciclo Otto) no país. Segundo a Unica, a participação do etanol (hidratado e anidro) na matriz de combustíveis se mantêm na ordem de 42,9%, mesmo no período de entressafra.

De acordo com o Levantamento de Preços ao Consumidor e de Margens de Comercialização de Combustíveis realizado pela ANP, cerca de 40% dos municípios amostrados já apresentam uma paridade de preços entre os combustíveis de até 73%, viabilizando economicamente a escolha do consumidor pelo renovável. Com o início da safra canavieira na região Centro-Sul em abril, o biocombustível deve gradativamente ganhar mais competitividade frente ao concorrente fóssil.

A venda de gasolina C somou 3,13 bilhões de litros, indicando uma forte redução de 11,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O consumo de combustíveis leves no Brasil em fevereiro de 2018 somou 4 bilhões de litros de gasolina equivalente (soma de etanol hidratado e gasolina C, considerando o diferencial de rendimento do biocombustível), indicando uma sensível queda de 3,7% em relação ao observado em fevereiro de 2017.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *