Brasil quer aumentar exportações de cachaça em 10%

Estudo mostra que a produção nacional do produto é de 1,3 bilhão de litros, mas apenas 1% disso é exportadoO Brasil quer aumentar em 10% ao ano as exportações de cachaça. A meta foi apresentada nesta quinta, dia 13, durante reunião da Câmara Setorial da Cachaça no Ministério da Agricultura. No encontro, representantes da cadeia produtiva da cachaça e do ministério discutiram a necessidade de intensificar as exportações da bebida.

Um estudo mostra que a produção nacional de cachaça é de 1,3 bilhão de litros e, apesar de somente 1% desse volume ser exportado, a receita gerada chega a US$ 14 milhões. A meta dos produtores é ampliar as vendas ao mercado externo em 10% ao ano.

O levantamento mostrou ainda que Alemanha e Estados Unidos são os maiores compradores do produto brasileiro, produzido em grande parte em São Paulo e Minas Gerais. Para o assessor Especial do Ministério da Agricultura, Agnaldo José de Lima, o principal desafio do setor é o reconhecimento externo de que a cachaça é um produto exclusivamente brasileiro.

? Tem países de língua portuguesa, por exemplo, que se utilizam, às vezes, do nome “cachaça”. Essa é a grande luta do setor: transformar a cachaça como um nome exclusivo ? explica.

O Projeto de Lei da Cachaça também foi assunto do encontro. A legislação que regulamenta a produção, comercialização e armazenagem da bebida é um dos anseios do setor. Até a próxima quarta, os produtores vão poder enviar sugestões à proposta. E no dia 30 de agosto, a Câmara Setorial deve se reunir com o Inmetro para discutir a viabilidade das propostas apresentadas.