Brasil pode ter sistema de saúde animal baseado em regras da União Européia

Secretário do Ministério da Agricultura conhecerá aplicação do modelo europeu em propriedades rurais na EspanhaO secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Márcio Portocarrero, estará em Madri a partir desta terça-feira, dia 17, para conhecer como é aplicado o sistema de saúde animal da União Européia (UE) em propriedades rurais espanholas. A idéia é, a partir daí, criar um modelo de bem-estar animal para os diferentes sistemas de produção do Brasil.

O secretário participará de reuniões na sede do Ministério da Agricultura espanhol e fará visitas técnicas a campo até o dia 19 para verificar a fiscalização do governo local nas propriedades produtoras de frangos de corte, postura, suínos e nas fazendas produtoras de leite.

De acordo com o Ministério da Agricultura, a UE, os Estados Unidos e o Japão já estabeleceram normas rígidas para o bem-estar animal. Essas regras valerão tanto para os animais criados naqueles países como para os produtos da carne originados de outras regiões fornecedoras.

? Essa é a razão de conhecermos como estão sendo aplicadas as regras. A partir daí vamos nos reunir permanentemente com os representantes das diversas cadeias produtivas da área animal para apresentar aos nossos clientes da União Européia e de outros países o modelo brasileiro de regras de bem-estar ? afirmou Portocarrero.