Brasil negocia retomada do comércio de carne suína com a Ucrânia

Dois países participaram de uma reunião em Brasília para ampliar as exportações mútuas

Representantes do Brasil e da Ucrânia se reuniram nesta quarta, dia 23, na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília (DF), para tratar de temas de interesse mútuo no setor agropecuário. Conforme o Ministério da Agricultura, a reunião foi no âmbito do Comitê Consultivo Agrícola (CCA) estabelecido entre os dois países. 

Entre os temas da reunião estiveram a exportação de material genético avícola e de sêmen bovino do Brasil para a Ucrânia e a volta das vendas brasileiras de carne suína ao mercado. Os ucranianos, por sua vez, pretendem aumentar o comércio de óleo vegetais, cereais e bebidas para o Brasil.
 
“Temos a possibilidade da retomada das exportações de carne suína para a Ucrânia. Toda a documentação já está com eles”, disse o secretário interino de Relações Internacionais do Agronegócio, Odilson Luiz Ribeiro e Silva, que também é diretor do Departamento de Negociações Sanitárias e Fitossanitárias do ministério.
 
O Mapa afirmou que entregará os certificados de exportação de material genético avícola e o de sêmen bovino do Brasil à Ucrânia durante a Sessão da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em maio deste ano.