Brasil é investigado por concorrência desleal nas exportações de carne de frango

A venda de produtos abaixo do valor pago pelo mercado é feita, geralmente, para desfazer-se de excessos de produção ou eliminar a concorrência

Fonte: ANPr/Sindiavipar

A China lançou nesta sexta, dia 18, uma investigação antidumping sobre as importações de carne de frango do Brasil após reclamação da indústria doméstica.

A ação de dumping é caracterizada pela venda de produtos abaixo do valor de mercado, geralmente com intuito de desfazer de produtos excedentes ou eliminar a concorrência.
 
O Brasil, maior exportador global do produto, respondeu por mais de 50% da oferta de produtos de carne de frango para a China, segundo consumidor global, entre 2013 e 2016, de acordo com uma análise preliminar, informou o Departamento do Comércio chinês em comunicado.
 
Qualquer medida para penalizar as importações, avaliadas em mais de US$ 1 bilhão por ano, seria um grande golpe para a indústria brasileira de proteínas, abalada mais cedo neste ano pelas revelações da operação Carne Fraca, que apontou um esquema de propina envolvendo fiscais sanitários e indústrias.
 
O Brasil substituiu os Estados Unidos como maior fornecedor de frango depois que a China adotou tarifas antidumping sobre os produtos de frango norte-americanos em 2010.
 
Os chineses são os maiores consumidores de carnes do Brasil. A medida vem em um momento em que a indústria da China se recupera do pior surto de gripe aviária do país em anos. O setor ainda lida com a queda da demanda.
 
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, o país não vende carne de frango para os chineses abaixo dos preços do mercado.
 
O presidente da ABPA, que representa produtores e exportadores de carne de frango e de suínos, disse também que a indústria ainda não foi notificada sobre a investigação.
 
Procurado, o Ministério da Agricultura informou que ainda não tem uma posição sobre o assunto.