Brasil exporta menos milho em outubro

A maior concorrência no mercado externo, com o avanço da colheita e maior disponibilidade do cereal nos Estados Unidos, é o principal fator de recuo dos embarques

Fonte: Pedro Revillion/Palácio Piratini

As exportações brasileiras de milho até a terceira semana de outubro chegaram a 3,73 milhões de toneladas. De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o volume médio diário embarcado foi de 266,46 mil toneladas, uma queda de 9,9%, frente a média de setembro.

A maior concorrência no mercado externo, com o avanço da colheita e maior disponibilidade do cereal nos Estados Unidos, é o principal fator de recuo dos embarques brasileiros nas últimas semanas.

De qualquer forma, na comparação com outubro de 2016, as exportações diárias ainda são maiores, com um incremento de 383,7% em outubro deste ano. Essa boa movimentação para exportação tem dado sustentação aos preços no mercado brasileiro.

Caso o embarque do grão continue neste patamar, o país deverá exportar um volume próximo de 5,60 milhões de toneladas, o que seria recorde para o mês de outubro.