Brasil amplia acesso a mercados importadores de genética avícola

Com inclusão de Myanmar e Madagascar, cerca de 50 países já compram regularmente ovos férteis e pintos de um dia brasileiros

Fonte: Pixabay/divulgação

Os serviços veterinários de Myanmar e de Madagascar aceitaram propostas de Certificado Zoossanitário Internacional (CZI) apresentado pelo Brasil para embarque de ovos férteis e pintos de um dia, informou o Departamento de Saúde Animal (DAS) do Ministério da Agricultura. Com isso, Myanmar e Madagascar passam a integrar grupo de cerca de 50 países das Américas, Oriente Médio, África, Europa e Ásia que importam regularmente material genético avícola do Brasil.

“O acesso e a manutenção de mercados importadores de ovos férteis e pintos de um dia possuem viés estratégico para o Brasil, na medida em que evidenciam reconhecimento da condição sanitária do plantel avícola brasileiro na comunidade internacional”, disse em nota Rodrigo Padovani, coordenador substituto de Trânsito e Quarentena Animal. 

De acordo com o Ministério, as negociações sanitárias foram iniciadas no segundo semestre do ano passado, depois de ações de prospecção de mercados realizadas pela pasta e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). 

Na época, Myanmar e Madagascar demonstraram interesse em desenvolver cadeias produtivas de ovos e de aves. Entre os grandes produtores avícolas, o Brasil é o único país que nunca registrou ocorrência de influenza aviária de alta patogenicidade, disse Padovani.