Diversos

Bolsonaro quer revisar maneira de demarcar terras indígenas

Presidente eleito afirmou ainda que gestão da Fundação Nacional do Índio (Funai) não deve passar para o Ministério da Agricultura, mas para a pasta da Cidadania

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, afirmou nesta terça-feira, dia 4, em encontro com a bancada de parlamentares do MDB na Câmara do Deputados, que pretende revisar os procedimentos de demarcação de terras indígenas e áreas quilombolas. Ele também voltou a defender mudanças na política ambiental, com o fim do que ele chama ‘indústria da multa’.

“Foi o ponto mais enfático do discurso dele para a nossa bancada”, afirmou Daniel Vilela (MDB-GO).

Na terça, Bolsonaro também desmentiu, a afirmação do futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, de que a gestão da Fundação Nacional do Índio (Funai) seria transferida do Ministério da Justiça para a pasta da Agricultura.

Bolsonaro afirmou que entidade indígena pode ir para o Ministério da Cidadania, que agregará as áreas de desenvolvimento social, esporte e cultura, sob comando do deputado federal Osmar Terra (MDB-RS).

“A Funai vai para algum lugar. Para a Agricultura, acho que não, pode ir lá para a Ação Social [em referência ao Ministério da Cidadania]”, afirmou.