Diversos

Bolsonaro valoriza agro em discurso durante Fórum Econômico Mundial

O presidente ressaltou que o Brasil é um dos países que mais preservam o meio ambiente e que a agropecuária brasileira é fundamental para alimentar o mundo

Bolsonaro discursa em Davos
Foto: TV NBR/divulgação

O agronegócio brasileiro foi um dos temas abordados pelo presidente Jair Bolsonaro durante discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, na tarde desta terça-feira, dia 22. O presidente brasileiro afirmou que o Brasil é país o que mais preservam o meio ambiente no mundo e que mantém o maior número de florestas e áreas de preservação do planeta.

“No Brasil, a agricultura se faz presente em apenas 9% do nosso território e cresce graças à tecnologia e à competência do produtor rural. Menos de 20% do nosso solo é dedicado à pecuária e essas commodities garantem superávit em nossa balança comercial e alimentam boa parte do mundo. Nossa missão agora é avançar na compatibilização entre preservação do meio ambiente e biodiversidade, com o necessário desenvolvimento econômico”, disse.

Bolsonaro rebateu críticas feitas ao sistema de produção brasileiro, mais uma vez garantindo a preservação ambiental. “Os setores que nos criticam têm muito a aprender conosco. Queremos governar pelo exemplo e que o mundo restabeleça a confiança que sempre teve em nós”, completou.

Sobre os seus primeiros dias de governo, Bolsonaro ressaltou que o país vive uma oportunidade única para que o mundo veja a mudança que está sendo implementada. “Assumi o Brasil em posição de crise ética, moral e econômica. Temos o compromisso de mudar a nossa história e pela primeira vez um presidente montou uma equipe de ministros qualificados”, afirmou.

Os ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Justiça, Sergio Moro, que acompanham Bolsonaro em Davos, foram citados nominalmente pelo presidente em seu discurso. “Gozamos de credibilidade para fazer as reformas que precisamos e que o mundo espera por nós”, disse.

Ele defendeu a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC), sem entrar em detalhes, mas destacando a necessidade de aumentar as trocas internacionais. Acrescentou que o esforço do governo federal será para colocar o Brasil entre os 50 melhores países para fazer negócios.

O Brasil do futuro

O presidente reiterou que vai se empenhar para reduzir a pobreza e a miséria no Brasil por meio da educação. Segundo ele, outro esforço é para combater a corrupção e aumentar a segurança pública. Bolsonaro convidou os presentes para que visitem o Brasil. “Estamos de braços abertos”, disse. “Quero um mundo de paz, democracia e liberdade.”

Após o discurso, Bolsonaro respondeu algumas perguntas. Questionado sobre os planos concretos que serão executados nos próximos os meses para transformar o Brasil, o presidente reafirmou a necessidade das reformas para colocar a economia nos eixos. “Também precisamos tirar o peso dos ombros de quem produz, iremos diminuir a carga tributária”, disse.

Alinhado ao discurso sustentado desde a eleição de 2018, ele declarou que o país irá aprofundar os negócios com o mundo todo. “Sem viés ideológico, de um lado ou de outro. Parcerias para o bem-estar de nossos povos”, afirmou.

Corrupção

Jair Bolsonaro também foi questionado sobre as estratégias para lidar com a corrupção, que marcou negativamente o Brasil. “Quando alçado a ministro, Sergio Moro foi incumbido de lidar com isso. E ele tem todos os meios à disposição para lutar contra a corrupção e o crime organizado. Precisamos mudar alguns trechos da legislação e modernizar outros”.

Uma das primeiras mudanças, de acordo com o presidente, foi a escolha dos ministros. “Eles foram indicados de forma técnica, sem interferência político-partidária”, disse.

Confira o discurso de Jair Bolsonaro na íntegra. 

Líderes do agronegócio esperam agenda positiva de Bolsonaro em Davos