Diversos

Bolsonaro: ‘Espero que Fernández reveja posição sobre deixar Mercosul’

Presidente afirmou que quer ampliar o comércio com a Argentina; nos últimos dias, Bolsonaro chegou a falar em suspender o país caso houvesse uma resistência à abertura comercial

Jair Bolsonaro
Foto: Alan Santos/Presidência da República

Destoando do tom adotado nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro afirmou neste domingo, 27, que pretende ampliar qualquer comércio com a Argentina. A afirmação foi feita antes da confirmação da vitória do peronista Alberto Fernández nas eleições presidenciais. Bolsonaro também espera que Fernández reveja posição dita no passado sobre eventualmente deixar o Mercosul.

“Da nossa parte pretendemos ampliar qualquer comércio com a Argentina, mas, obviamente, como integrante do Mercosul, as cláusulas democráticas têm que se fazer valer”, disse o presidente da República após participar de uma conferência de negócios entre Brasil e Emirados Árabes, na capital do país. 

“Esperamos que aquilo que ele (Fernández) falou há pouco, quando visitou (o ex-presidente) Lula no Brasil, sobre rever a questão do Mercosul, que ele volte atrás”, acrescentou Bolsonaro. Após o comentário, em julho, Fernández adotou um tom mais moderado sobre o tema e evitou polemizar com o presidente brasileiro.

Nos últimos dias, Bolsonaro chegou a falar em suspender a Argentina se o sucessor de Mauricio Macri resistir à abertura comercial. “O que nós queremos é que a Argentina continue na questão comercial da mesma forma do [presidente Mauricio] Macri. Caso contrário, podemos nos reunir com o Uruguai e o Paraguai”, disse durante etapa da viagem no Japão. 

Nova call to action