Banco internacional alerta que problemas na economia podem ser maiores que o imaginado

BIS, com sede na Suíça, avalia que oferta de crédito foi excessiva e imprudenteOs problemas que ainda estão por vir nos mercados financeiros internacionais podem ser maiores que o imaginado. O alerta foi feito pelo Banco para Pagamentos Internacionais (BIS), com sede na Basiléia, Suíça. A instituição realiza a Assembléia Geral Anual nesta segunda-feira, dia 30.

– A convulsão vivida atualmente pelos principais centros financeiros não tem precedentes no período do pós-guerra ? avalia o relatório emitido pelo banco.

No documento, que tem como base a situação econômica entre 1º de abril de 2007 e 31 de março deste ano, o BIS ressalta que o risco de recessão nos Estados Unidos e a alta na inflação aumentam o temor de um momento crítico da economia mundial. Para a instituição, a situação é resultado, entre outras coisas, do relaxamento das condições monetárias mundiais.

Um dos pontos negativos destacados pelo Banco para Pagamentos Internacionais é o crédito, concedido, na avaliação do banco, de forma excessiva e imprudente durante muito tempo. Desta forma, o banco manifesta preocupação com os impactos do endividamento das famílias sobre a atividade econômica.
 
O BIS foi fundado em 17 de maio de 1930 para incentiva a cooperação monetária e financeira internacional. Atua como banco para os bancos centrais que são seus clientes. Estiveram na assembléia os presidentes ou representantes das 55 instituições com direito a voto.