Banana é a segunda fruta mais consumida no mundo

Bom Dia Campo ensina dicas para comprar e consumir frutas saudáveisPrópria do sudeste asiático, a cultura da banana se estendeu às regiões tropicais e subtropicais do mundo. A banana é, depois da maçã, a fruta mais consumida em todo mundo.

Informações Nutricionais
É uma das frutas mais nutritivas existem. Duas bananas grandes fornecem 1g de potássio, dose diária que satisfaz as necessidades deste mineral em um adulto. Além disto, contribuem para evitar a hipertensão e para manter o coração saudável.

100 g contêm, em média:

Macrocomponentes 
Glicídios (g) 22
Proteínas (g) 1
Lipídios (g) 0
Fibras alimentares (g) 0

Vitaminas 
Vitamina A1 (mg) 10
Vitamina B1 (mg) 92
Vitamina B2 (mg) 103
Vitamina B3 (mg) 0
Vitamina C (mg) 17
Minerais Sódio (mg) 1
Potássio (mg) 370
Cálcio (mg) 15
Fósforo (mg) 26
Ferro (mg) 0
Conteúdo energético (kcal) 99

Como Comprar
Procure bananas macias e de pontas verdes.

Como Conservar
As bananas amadurecem aos poucos, fora do pé, facilitando a colheita, o transporte e o aproveitamento. Devem ser conservadas em local seco e fresco e não dentro da geladeira. À temperatura ambiente, a banana se conserva por 4 dias.

Como Consumir
Diversos tipos de banana são consumidos in natura, como a maçã, a ouro, a prata e a nanica ? que, na verdade, é grande (o nome decorre da baixa altura da planta em que nasce). Algumas devem ser previamente fritas, como a banana da terra e figo. Quase todas podem ser usadas para a obtenção de farinha, quando ainda verdes. Algumas prestam-se mais a fins específicos, como: a) a banana nanica pode ser frita (mas deve ser preparada à milanesa para impedir que se desmanche na fritura), assada ou cozida. É também adequada para doces em pasta e de corte; b) A banana prata é boa para a secagem (banana-passa) e para doces em pasta e de corte; c) As bananas figo e nanica são adequadas para compotas; Bananas muito moles (mas não estragadas) podem ser aproveitadas para fazer bolos, vitaminas