Bactéria em frigorífigo de Rondônia teria causado nova restrição da Rússia à carne do Brasil

Segundo o Ministério da Agricultura, medidas corretivas serão adotadas e é possível que barreira russa não seja, de fato, aplicadaUma bactéria identificada em produtos de um frigorífico no Estado de Rondônia teria sido a causa da inclusão do Brasil em uma lista de oito países que sofrerão restrições temporárias de vendas para a Rússia. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura.

O Serviço Federal de Controle Veterinário e Fitossanitário da Rússia anunciou a imposição de barreiras à carne de oito países. A alegação é de que teriam sido identificadas substâncias proibidas nos produtos. A partir desta terça-feira, dia 15, as medidas valem para empresas da Dinamarca, França, Alemanha, Itália e Espanha. No dia 21, devem ser estendidas a Brasil, Austrália e Argentina.

O Ministério da Agricultura do Brasil garantiu que o organismo identificado no frigorífico em Rondônia não traz riscos para a saúde. Sem detalhar quais seriam, informou que medidas corretivas serão tomadas e comunicadas às autoridades sanitárias russas. O Ministério da Agricultura acredita até mesmo na possibilidade das restrições não serem, de fato, aplicadas.