Avicultores do Rio Grande do Sul temem impacto de redução das exportações

Queda do petróleo influenciou compras de países importantes, como a Rússia, e comércio teve números menores em janeiroO Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de aves do país e tem uma boa fatia das exportações brasileiras do produto, cerca de 18% do volume total. Mas os produtores estão preocupados com a queda nas vendas externas em janeiro.

O trabalho da cadeia produtiva para aumentar a oferta e a qualidade da carne de frango não vem sendo absorvido pelo mercado. O primeiro mês de 2015 não começou muito bem para o setor. A receita obtida com as exportações de carne de frango registrou queda de 14,3% em comparação com o mesmo período do ano passado. Países como a Rússia, que tem a economia baseada no petróleo, diminuíram as compras em janeiro.

– Alguns fatores que influenciam essa queda é a questão do petróleo, a queda do valor, que acaba interferindo o financiamento e crédito de outras operações. Também nesse período, alguns países reveem seus estoques e desaceleram a compra para, logo em seguida, retomar seu planejamento – explica o diretor executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos.

Nem mesmo a cotação do dólar, atingindo a casa de R$ 2,80 anima o setor.

– Não adianta nós termos um dólar alto, que incentiva as exportações, e por outro lado o nosso custo nos derruba, com relação ao custo de produção de outros países – reforça Santos.