Aversão ao risco e preços de commodities afetam negócios na Bovespa

Investidores estrangeiros já tiraram R$ 16,2 bilhões da bolsa paulistaO cenário de aversão ao risco e a alta dos preços das commodities afetaram os negócios das empresas do agronegócio listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, que acumulou perdas ao longo do ano. Além de influenciar os resultados operacionais das companhias, os dois fatores exercem pressão sobre o fluxo de capitais.

Uma das principais conseqüências para o mercado brasileiro foi a fuga maciça de investidores estrangeiros da Bovespa, que respondem por 35% dos negócios. No acumulado do ano até o dia 15 de agosto, os estrangeiros haviam retirado R$ 16,2 bilhões.

? A relação entre o Ibovespa e o preços das commodities é muito forte ? explicou o economista da Universidade de São Paulo (USP) Carlos Rocca ao Agribusiness Online, nesta quinta, dia 21.

Segundo Rocca, o peso das empresas ligadas ao mercado de commodities é grande nos negócios da bolsa paulista. Petrobras e Vale, por exemplo, representam mais de 30% do Índice Bovespa. Considerando outras companhias, a participação chega a 50%.

Maior acesso

Um das preocupações atuais, de acordo com o economista Carlos Rocca, é ampliar o acesso ao mercado de capitais, segundo ele, basicamente ocupado por grandes empresas. Mas o processo ainda é lento envolvendo questões culturais e carga tributária.

? Há duas grandes vias pelas quais as empresas de capital fechado podem se beneficiar do mercado de capitais sem abrir o capital. È o caso da securitização de recebíveis e a participação em fundos de investimentos e participações.

Ele disse acreditar que as grandes entidades do mercado financeiro, como a própria BM&FBovespa estão interessadas em ampliar a participação de empresas no mercado. Carlos Rocca acrescentou que o fortalecimento do mercado de capitais é importante para a economia do país.

? Em todos os países com melhor desempenho, o mercado de capitais tem um papel muito importante na mobilização de poupanças e no financiamento da economia.