Aumento de produção de veículos eleva recalls no país

Só este ano, 818 mil automóveis foram convocados para consertoOs sucessivos recordes de vendas de carros obrigaram as montadoras a acelerar a produção num ritmo muito acima do previsto. Para dar conta da demanda, várias fábricas operam 24 horas durante os sete dias da semana, convocam horas extras e criam novos turnos.

O estresse das linhas de montagem tem aumentado os índices de defeitos na produção e, em conseqüência, o de recalls. A pressa em desenvolver novos produtos para acompanhar a concorrência também tem resultado em falhas de projetos que levam às convocações para consertos.

Quando se leva em conta a quantidade de carros envolvidos nos recalls, o dado impressiona. Somente neste ano, 818,2 mil veículos foram convocados para consertos. Muitos dos modelos envolvidos fazem parte de lotes de produção de anos anteriores, mas a própria indústria já teme os efeitos desse “lado B” do boom de vendas de carros novos.

? O número de recalls mais que dobrou, a maior parte por defeito dos fornecedores ? diz Edélcio Genaro, diretor de compras da Delphi, com base em estudo sigiloso de uma consultoria especializada no setor automotivo.