Arroz: Conab realiza novos leilões de PEP e Pepro

A medida é uma demanda do setor, que enfrenta diversas dificuldades como preços em queda e importação do produto do Mercado Comum do Sul (Mercosul)

Fonte: Irga

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai realizar na próxima quarta-feira, dia 7, dois leilões para venda e escoamento de 170 mil toneladas de arroz em casca do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, os maiores produtores nacionais.

Em um dos leilões, a subvenção vai para 85 mil toneladas de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), sendo 80 mil toneladas para os gaúchos e 5 mil toneladas para os catarinenses. Já o Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) vai oferecer incentivo para 70 mil toneladas do Rio Grande do Sul e 15 mil toneladas para Santa Catarina.

A medida é uma demanda do setor, que enfrenta diversas dificuldades como preços em queda e importação do produto do Mercado Comum do Sul (Mercosul).

No primeiro leilão, ocorrido na última quinta-feira, dia 22, das 150 mil toneladas ofertadas pelo PEP, foram negociados 110 mil toneladas, sendo a maior parte (95 mil toneladas) para o Rio Grande do Sul. Já pela operação do Pepro, o pregão fechou a negociação apenas para os dois lotes do Rio Grande do Sul, totalizando 60,6 mil toneladas.