Armas, técnicas e cães: Canal Rural acompanha caçada de javalis em São Paulo

Animal virou praga no Brasil e tem causado transtornos em diversas regiões rurais; Canal Rural foi ver de perto como é realizado o controle 

Nos últimos anos, o javali tem se tornado um problema para o povo rural brasileiro. Destruidor de lavouras – principalmente de milho e amendoim – e de rebanhos, o animal tem se proliferado com velocidade incrível. 

A solução para o problema é realizar o controle. Dessa forma, diversas pessoas passaram a se reunir em “caçadas” para evitar que os javalis causem ainda mais estragos e prejuízos.

O Ibama estima que mais de 15 mil controladores são registrados no país atualmente. Há quem diga que se trata do maior programa de voluntariado do Brasil. 

O Canal Rural esteve em Itápolis, no interior de São Paulo, no início de dezembro para acompanhar o 1º Encontro dos Controladores de Javalis. O evento tinha como objetivo facilitar a emissão da documentação necessária para lidar com o animal. Em seguida, a reportagem acompanhou como é feita uma caçada. 

Armas de fogo, lanças e até mesmo cachorros são utilizados nas buscas pelos animais, que se escondem em lugares de difícil acesso, como matas fechadas e brejos.

Saiba tudo sobre como acontece o manejo dos javalis. 

1 – FRUSTRAÇÃO EM ITÁPOLIS (CLIQUE NA FOTO) 

Frustração em Itápolis

2 – REGISTROS NECESSÁRIOS (CLIQUE NA FOTO)

3 – OS PROBLEMAS PARA O CONTROLE (CLIQUE NA FOTO)

4 – AS ARMAS (CLIQUE NA FOTO) 

5 – OS CACHORROS (CLIQUE NA FOTO)

6 – TÉCNICAS DE ABATE (CLIQUE NA FOTO)

7 – O COMÉRCIO (CLIQUE NA FOTO)