Aracruz adquire maquinaria para quadruplicar produção de celulose em unidade do Rio Grande do Sul

Equipamento quadruplicará capacidade de produção da unidade de GuaíbaA Aracruz Celulose adquiriu do grupo finlandês Metso uma linha de processamento de polpa de madeira pelo valor de cerca de 400 milhões de euros (US$ 590 milhões). O anúncio foi feito nesta quinta, dia 21, pela empresa que forneceu o equipamento.

A nova linha produzirá 1,5 milhão de toneladas anuais de polpa branqueada, quadruplicando a capacidade de produção da unidade da Aracruz na localidade de Guaíba, no Rio Grande do Sul.

A companhia finlandesa estima que a nova maquinaria estará instalada e pronta para funcionar na segunda metade de 2010. A Aracruz é o maior fabricante mundial de celulose de eucalipto, com uma produção total de 3,2 milhões de toneladas anuais distribuída em três fábricas.

A companhia brasileira conta com 12 mil funcionários, e seu lucro líquido em 2007 foi de mais de US$ 576 milhões. Com um faturamento de 6 bilhões de euros em 2007, o grupo finlandês Metso é um dos líderes mundiais na fabricação de maquinaria florestal e de mineração, e conta com um quadro de 27 mil empregados em 50 países.