Aprenda a plantar orégano em 5 passos

Tempero requer bastante luminosidade e pode ser plantado em uma garrafa PET

Fonte: Canal Rural

Bastante aromático e saboroso, o orégano pode ser facilmente cultivado em pequenos espaços. Em vasos ou em uma garrafa PET, o tempero se adapta bem a locais com temperaturas amenas, mas precisa de bastante luminosidade. O ideal é que ele seja exposto diretamente ao sol pelo menos algumas horas por dia.

A planta também precisa de um solo bem regado. Porém muito cuidado para não encharcá-lo. Água demais também prejudica o cultivo.

O orégano estará pronto para ser colhido quando tiver de 15 a 20 centímetros, afirma Cauã Messinetti, da Morada da Floresta, casa que promove soluções e educação socioambientais na cidade de São Paulo.

Ele explica que, quando plantado em recipientes recicláveis menores, como no caso de uma garrafa, a colheita pode ser feita quando a planta começar a tomar todo o espaço da garrafa PET. A dica é pegar as folhas mais próximas à base.

Materiais

Terra

Areia

Húmus

Muda de orégano

Garrafa PET

Passo 1

Separe porções iguais de terra, areia e húmus suficientes para cobrir seu recipiente, em seguida, misture os produtos

Passo 2

Com o plástico retirado, coloque a muda na garrafa PET. Posicionada da horizontal, a garrafa precisa estar cortada em cima e com pequenos furos na parte de baixo, para que a água possa escorrer

Passo 3

Descompacte levemente a terra da muda, tomando cuidado para não quebrar a raiz da planta

Passo 4

Coloque terra preparada na garrafa PET até cobrir a muda

Passo 5

Regue a planta