Diversos

Caminhoneiros: ANTT altera piso mínimo da tabela do frete

Mudança acontece por conta da Lei 13.703/2018, que diz que a tabela tem que ser reajustada sempre que preço do óleo diesel tiver oscilação superior a 10%

caminhões em estrada
Foto: Pixabay

A Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) publicou nesta quarta-feira, dia 24, uma resolução no Diário Oficial da União (DOU) com a atualização da tabela do frete, que contém os pisos mínimos do transporte rodoviário de cargas. A revisão dos valores está prevista na Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, instituída pela Lei 13.703 de 2018, sempre que houver oscilação superior a 10% no preço do óleo diesel no mercado nacional.

Segundo a entidade, a última alteração na tabela do frete havia sido publicada em janeiro. A variação do combustível com relação ao valor utilizado na última tabela, foi de 10,6%.

A tabela do frete foi uma das reivindicações dos caminhoneiros que paralisaram as estradas de todo o país em maio do ano passado. Desde então, a medida que instituiu uma política de preço mínimo tem gerado repercussão no setor produtivo.

Em evento nesta terça, dia 23, a ministra Tereza Cristina afirmou que é uma das poucas vozes contrárias ao tabelamento na Esplanada. Deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) também tentam encontrar uma saída para deter o aumento dos custos no transporte.

Petrobras muda forma de publicação do preço do diesel